Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > IFB marca presença na Campus Party Brasília 2022

IFB marca presença na Campus Party Brasília 2022

Criado: Quarta, 23 de Março de 2022, 16h03 | Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 16h03 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 16h17 | Acessos: 968

O Instituto Federal de Brasília IFB marca presença na Campus Party Brasília 2022 com palestras e oficinas de professores, estudantes e egressos.

Na quinta, dia 24, das 18h às 18h55 no palco Fábrica de Empreendedores Vitor Hugo Moraes, acadêmico e pesquisador em Tecnologia em Agroecologia no IFB Campus Planaltina, estará contando sua trajetória na Bamburiti (Bike Fit) no painel “Como startups de Brasília estão levando inovação para a Amazônia brasileira”. Ele participa do Programa Inova Amazônia do Sebrae relatando as oportunidades e desafios de empreender na Amazônia.

E na sexta-feira, dia 25, das 12h às 12h55, no palco Artemis III, o egresso do curso Técnico em Informática do IFB Campus Brasília, Wanghley Soares Martins, falará sobre o tema “Criatividade para a inovação: como ser um jovem cientista?”. Ele vai contar sua trajetória como um jovem cientista e empreendedor social desde a escola pública até ser aprovado em Duke University.

E no mesmo dia, das 15h30 às 17h, no palco Comunidade PyLadies a professora Sylvana Santos do IFB Campus Brasília irá ministrar a oficina “Canvas de Projeto” em parceria com a professora Kadidja Oliveira (UDF). Sylvana é cofundadora do perfil Meninas na Ciência IFB @meninasnacienciaIFB no Instagram, participou da equipe de coordenação do STEAM Power for Girls em 2020 e do STEAM TechCamp em 2022.

Profa. Sylvana Santos volta ao palco Comunidade PyLadies, no sábado, dia 26, das 13h30 às 15h, com a “Oficina de sensores e atuadores utilizando DHT11 e Display LCD”. Estarão com ela o estudante Mikael Laurindo dos Santos, do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (Subsequente) do IFB Campus Taguatinga, e Vanessa de Deus de Mendonça, professora do IFB Campus Taguatinga atuante nas áreas de Tecnologias, Educação, Sistemas de Informação, Automação e Internet das Coisas e Tecnologias Assistivas.

No sábado, dia 26, das 15h às 16h5, no palco Comunidade LabKids, Ruan Soares, acadêmico de Licenciatura em Computação pelo IFB Campus Taguatinga e membro do Projeto LabKids, irá ministrar a oficina “Escape Room Digital: Hackers”, onde os participantes poderão participar de um escape room digital desvendando enigmas, analisando pistas e resolvendo desafios, sendo que os 5 primeiros que concluírem o desafio receberão premiações. Com o game, podemos desenvolver o raciocínio lógico, concentração e trabalhar conceitos de criptografia. Além disso, irão conhecer um pouco da história dos mais notórios hackers que ganharam renome pelos seus ataques.

E ainda no dia 26, das 18h às 18h55, no palco WS Agile, acontece a oficina “Lógica de Programação para quem desistiu de programar” com o licenciando em Computação do IFB Campus Taguatinga, Lucas Victor Dias, em parceria com João Marcelo Vitorino, estudante de Engenharia de Software pela Universidade Católica de Brasília.

“Proponho uma metodologia que permite que os alunos entendam a Lógica de Programação sem medo ou tabu, que vai do fluxograma até o pseudocódigo. Sem medo das telas escuras ou linhas de comando, a base consiste em aprender o básico para depois partir para uma linguagem”, disse Lucas, cientista e criador do Project Larrey e cofundador do @spartan_robotics_team.

Saiba mais sobre a programação da Campus Party Brasília (clique aqui).

registrado em: