Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Conselho Superior do IFB apresenta Unidade de Gestão da Integridade e Transparência

Criado: Terça, 20 de Agosto de 2024, 18h23 | Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2024, 18h23 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 08h31 | Acessos: 140

O Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília (IFB) reuniu-se no dia 20 de agosto de 2024 para um momento de formação e apresentação da nova Unidade de Gestão da Integridade, Transparência e Acesso à Informação (Ugitai). A unidade foi formalmente estabelecida em 2024 pela Portaria nº 5/2024 - RIFB/IFBRASILIA, emitida no dia 8 de maio, com a missão de reforçar a integridade e a transparência dentro da instituição.

A Ugitai faz parte do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (Sitai) do IFB e tem como principal responsabilidade a elaboração de um plano de integridade. Esse plano constitui uma das ações centrais do programa de integridade do instituto, que é composto por um conjunto estruturado de medidas focadas na prevenção, detecção, punição e correção de práticas corruptas, fraudulentas e de outros desvios éticos e de conduta.

Em essência, o Plano de Integridade do IFB, aprovado pela   Portaria nº 13/2024 - RIFB/IFBRASILIA,   tem como objetivo implementar mecanismos institucionais que protejam a instituição contra práticas nocivas, como corrupção e fraudes, assegurando a confiança, credibilidade e reputação da organização. O plano de integridade, por sua vez, operacionaliza essas diretrizes, propondo ações coordenadas para o fortalecimento do ambiente de integridade ao longo de um período determinado.

Nos últimos anos, os conceitos de integridade, transparência pública e acesso à informação ganharam destaque como pilares fundamentais para o fortalecimento das instituições, promoção da responsabilização dos agentes públicos e estímulo à participação cidadã. Esses valores são considerados essenciais para o funcionamento justo e eficaz de qualquer sistema democrático.

Com base nessa perspectiva, a Ugitai tem realizado uma série de apresentações para os gestores do IFB e outros membros da comunidade acadêmica. O objetivo dessas apresentações é disseminar as ações previstas no Plano de Integridade, enfatizar a importância da observância de seus preceitos no cotidiano de trabalho e promover uma cultura organizacional pautada na integridade.

Acesse a formação na TVIFB.

86ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do IFB

registrado em: