Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Implantação da Política de Comunicação do IFB — 4ª Orientação

Implantação da Política de Comunicação do IFB — 4ª Orientação

Criado: Quarta, 13 de Julho de 2022, 17h27 | Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2022, 17h27 | Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2022, 17h41 | Acessos: 580

Colegas servidores, o Instituto Federal de Brasília agora possui a sua própria Política de Comunicação, aprovada pelo Conselho Superior por meio da Resolução RIFB 32/2021. No ano de 2022, o IFB está implantando a Política com orientações práticas para aplicação na rotina de trabalho. Acompanhe o IFB Informa, Whatsapp e Telegram para ficar por dentro.

A primeira orientação da série refere-se ao e-mail institucional

A segunda orientação da série refere-se à História do IFB e seus Campi

A terceira orientação da série se refere-se às fontes para entrevistas do IFB

A quarta orientação da série refere-se ao que é notícia no IFB

Você sabia que há uma diferença entre notícia e comunicação institucional?

Notícia é um gênero textual jornalístico com objetivo de gerar expectativa de leitura nos seus públicos. Para ser considerado notícia, o texto deve seguir um conjunto de requisitos, chamados de “noticiabilidade”, e atender a critérios de audiência, tais como ineditismo, atualidade, relevância e interesse público.

Comunicação institucional é a divulgação dos valores, das ações e da cultura organizacional, tendo como objetivo a disseminação eficiente de informações, decisões e fatos ante seus públicos e parceiros.

Por ser uma instituição pública, as notícias e as comunicações institucionais do IFB devem obedecer aos princípios da Constituição Federal, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Além disso, todos os textos divulgados deverão seguir os princípios básicos da comunicação pública, como:

• objetividade e impessoalidade,

• utilização da norma culta da língua,

• verdade e precisão.

Aspectos que ferem a imparcialidade ou que gerem única e especificamente a autopromoção, divulgação de eventos que não estejam alinhados aos objetivos institucionais, ou informações de cunho ideológico ou preconceituoso que possam afetar sob alguma circunstância a credibilidade imputada à imagem institucional do IFB serão objetos de orientação pela Dicom para ajustes necessários ao atendimento dos valores existentes no IFB e — nos casos em que essa readequação for possível — posterior publicação nos meios de comunicação oficiais.

No site do IFB, você encontra o Manual do Jornalismo do IFB e o Fluxo para solicitação de publicação para dar suporte na elaboração dos textos e nos pedidos de publicação para a Dicom.

Agora que você recebeu as orientações, aproveite para:

E aí, o que está achando das ações de implantação da Política de Comunicação do IFB? Escreva no formulário de acompanhamento e avaliação.
registrado em: