Página inicial > Institucional > Espaço do Aluno > A Assistência Estudantil > Perguntas e Respostas sobre a Assistência Estudantil

Perguntas e Respostas sobre a Assistência Estudantil

Criado: Segunda, 16 de Dezembro de 2013, 17h38 | Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2013, 17h38 | Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2022, 07h50 | Acessos: 26620

O que é a Política de Assistência Estudantil (PAE)?

A Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) é um conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implementação de ações que buscam contribuir para o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes, como garantia ao direito social à educação com qualidade e à uma formação integral.

A quem se destina?

A todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais do IFB, guardadas as especificidades dos Programas da Política de Assistência Estudantil.

Quais são as ações e programas da Política de Assistência Estudantil?

As ações e programas da Política estão divididas em eixos:

Eixo Universal

Diz respeito às ações de atendimento, acolhimento, acompanhamento e demais atividades voltadas aos estudantes realizadas pela equipe da Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social (CDAE).

Eixo Socioeconômico

I – Programa Auxílio Permanência;

II – Programa Auxílio Emergencial;

III – Programa Residência Estudantil.

Eixo de Desenvolvimento Pedagógico e Acadêmico

I - Programa de Monitoria;

II - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Técnico-Científico;

III - Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer;

IV - Programa de Auxílio Digital.

Se eu trabalhar, posso me candidatar a algum destes Programas?

Sim, você poderá participar das seleções dos programas da Política de Assistência Estudantil, desde que atenda aos critérios definidos nos editais vigentes.

Quando posso me inscrever nos Programas?

O período de inscrição para o Processo de Estudo Socioeconômico e Cálculo do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), bem como para a seleção dos programas é divulgado no decorrer do semestre/ano letivo na página Chamadas Públicas e Editais.

Se minha situação socioeconômica mudar repentinamente, e eu não puder aguardar o processo seletivo, o que eu posso fazer?

Para situações de vulnerabilidade socioeconômica emergencial, o estudante poderá procurar a Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social (CDAE) do seu Campus, a fim que de possa ter sua situação analisada pela área técnica responsável.

Como ocorre o pagamento dos auxílios?

Os auxílios são pagos mediante ordem de pagamento em nome do aluno selecionado. Para outras informações, verifique a página Normativos da Assistência Estudantil ou procure a Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social do seu campus por meio dos contatos disponíveis na página Contatos da Assistência Estudantil.