Página inicial > Reitoria > IFB realiza segunda audiência pública com a comunidade de Sobradinho

IFB realiza segunda audiência pública com a comunidade de Sobradinho

Criado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 09h39 | Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 09h39 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 09h44 | Acessos: 263
imagem sem descrição.

Na noite dessa quinta-feira, 25 de julho, foi realizado o segundo encontro, de uma série de cinco audiências públicas com a comunidade, para escolha dos Eixos Tecnológicos e cursos que serão ofertados pelo IFB Campus Sobradinho. Dessa vez, a reunião aconteceu no Auditório do Centro de Ensino Médio 01, em Sobradinho.

O encontro teve início com uma fala de introdução da reitora do IFB, Veruska Machado, que fez uma rápida apresentação da instituição e da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Além disso, ela apresentou 12 eixos tecnológicos, retirados do Catálogo Nacional dos Curso Técnicos, e algumas opções de cursos de cada um desses eixos, para que a comunidade tivesse ideia da vasta gama de opções que podem ser escolhidas.

Após a fala da reitora, a palavra foi passada para a comunidade, quando os presentes puderam detalhar a realidade da região de acordo com seus pontos de vista e citar possíveis cursos que impactassem no arranjo produtivo local.

Durante o encontro, a comunidade teve acesso, ainda, a um formulário on-line para registrar as opiniões e sugestões sobre a nova unidade do IFB.

A audiência contou com a participação do administrador regional de Sobradinho I, Gutemberg Tosatte, da vice-presidente da subseção da OAB-Sobradinho, Denise Bastos, de representantes de organizações da sociedade civil, representante de parlamentares e de público em geral.

Escutas

Essa foi a segunda audiência pública para definição dos cursos do IFB Campus Sobradinho. A primeira foi realizada no dia 4 de junho e outras três ainda estão previstas para acontecer, com as comunidade do Lago Oeste, Fercal e Sobradinho II (confira ao final da matéria os locais e datas).

Durante o encontro de ontem, a reitora explicou que nos meses de junho, julho, agosto e setembro, a gestão do IFB está ouvindo a comunidade, mas, ao mesmo tempo, realiza um levantamento de números e dados da região. Em outubro e novembro, a proposta é que, com essas duas fontes de informações, a equipe se debruce para chegar às definições de eixos tecnológicos e de cursos da forma mais assertiva possível.

“O objetivo dessas audiências é realmente dialogar e, principalmente, ouvir as pessoas da comunidade. Em paralelo, estamos fazendo um levantamento, a partir dos arranjos produtivos e dos números da economia local, para poder realizar um estudo e balizar as falas da comunidade com a radiografia econômica, social e cultural das regiões”, detalhou Veruska.

Funcionamento

Veruska também falou sobre as próximas etapas até o início do funcionamento das unidades.

“Temos uma grande etapa a ser cumprida, que é toda a fase de instrução processual, com adequação de projetos executados em outros campi, mas com inclusão de melhorias necessárias que foram observadas ao longo dos anos. A expectativa é que até o final de 2024 a instrução processual esteja finalizada, para que as obras se iniciem em 2025”, detalhou.

Porém, o IFB não vai esperar o prédio ficar pronto para iniciar suas atividades na região. No dia 14 de setembro, está previsto o primeiro movimento da instituição em Sobradinho II: o “Ação IFB”. O evento proporcionará, gratuitamente, formação profissional, tecnologia, ciência, arte e cultura, por meio de mostra de projetos desenvolvidos por estudantes, oficinas, palestras, música, feira de empreendedorismo e roda de conversa para toda a diversidade de público, além de arte, cultura e lazer.

Confira fotos da segunda audiência pública do IFB Campus Sobradinho no perfil do IFB no Flickr.

Próximas Audiências Públicas — IFB Campus Sobradinho

Audiência pública com a comunidade do Lago Oeste
Quando: Sábado, 3 de agosto, às 9h30
Onde: Sede da ASPROESTE – Associação de Produtores do Lago Oeste (DF 001 – Chácara 67 – Núcleo Rural Lago Oeste)