Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Comunidade do Lago Oeste recebe a terceira escuta pública para instalação do novo campus do IFB
Início do conteúdo da página

Comunidade do Lago Oeste recebe a terceira escuta pública para instalação do novo campus do IFB

Criado: Segunda, 05 de Agosto de 2024, 17h28 | Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2024, 17h28 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2024, 17h28 | Acessos: 304

 

O Instituto Federal de Brasília realizou a terceira escuta pública para a instalação do IFB Campus Sobradinho. Dessa vez o encontro aconteceu na sede da Associação de produtores do Núcleo Rural Lago Oeste (Asproeste), no sábado, 3 de agosto, pela manhã (confira aqui>> no Flickr do IFB mais imagens do evento).

A reitora do IFB, Veruska Machado, fez um histórico e explicou o que é o Instituto Federal e a rede nacional que integra, além de apresentar o Catálogo de Cursos Técnicos com os 11 eixos tecnológicos como uma indicação das possibilidades de oferta. “Nascemos com o DNA da inclusão, e o mais importante para nós é atender a população em vulnerabilidade que não tem aparato público disponível”, esclareceu.

O assessor da Reitoria e coordenador das audiências do IFB, Adilson Araújo, explicou que os dados das escutas irão complementar estudos que estão sendo feitos, como as informações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Antônio Veras, presidente da Asproeste, contou que os jovens da região carecem de oportunidades de profissionalização e que alguns desafios acompanham essa oportunidade, como o transporte até o futuro campus, o que o administrador da região administrativa de Sobradinho II, Diego Matos, comentou que fará gestão para essa ação.

Rita de Cássia fez um histórico do Centro de Ensino Fundamental Professor Carlos Ramos Mota e da luta da região por educação pública de qualidade

Ana Zélia, analista de Tecnologia da Informação aposentada do IFB e há 23 anos empresária rural da região, reforçou o sonho da comunidade por educação profissional.

Regina Fernandes, da Associação amigos das Florestas (AAF), comentou sobre as dificuldades de os jovens que vivem na região chegarem até as escolas.  “Estes eventos vão dando pertencimento da comunidade com o futuro campus”, disse.

Fernanda Rosa também comentou sobre o respeito ao parque nacional e a forma de viver dos povos do campo com a indicação de que o projeto reconheça o tempo/escola e tempo/comunidade, para que os jovens acompanhem as transformações do mundo sem deixar de lado a tradição do campo.

Renê Edson, do movimento Viva Lago Oeste, reforçou que, além de atender os jovens, o novo campus tenha atenção com a população que está envelhecendo.

E para fechar, o Prof. Sérgio Mariani, do IFB, morador de Sobradinho e coordenador da Feira de Economia Solidária, comentou sobre o edital para participação de empreendedores da região do evento Ação IFB que acontecerá no dia 14 de setembro no local próximo onde será instalado o novo campus.

Audiências

Essa foi a terceira escuta pública realizada a respeito da indicação de cursos para o novo campus. A primeira aconteceu no dia 4 de junho, em Sobradinho II, e a segunda, no dia 25 de julho, em Sobradinho.  Mais duas estão agendadas, sendo dia 13 de agosto, terça-feira, em Sobradinho II novamente e dia 16 de agosto, sexta, no Centro Comunitário do Engenho Velho na Fercal.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página