Página inicial > Taguatinga > Valeu, IFB: Formação para jovens inventores

Valeu, IFB: Formação para jovens inventores

Criado: Terça, 16 de Junho de 2020, 15h04 | Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 15h04 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 15h29 | Acessos: 1427

Enquanto muito se discute sobre o futuro do trabalho diante das novas tecnologias e dos desafios impostos pelo isolamento social, as empresas educacionais mais modernas já direcionam o raciocínio dos jovens para o modo digital. Por iniciativa do empresário Rafael Debastiani, estudante do 8º semestre do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Brasília (IFB), crianças e adolescentes têm acesso a conteúdo de programação robótica a partir do 5º ano do Ensino Fundamental.

A Debastiani Education começou com a proposta de testar o interesse dos alunos de redes locais de escolas de regiões, como Plano Piloto, Vicente Pires, Taguatinga, Águas Claras e Sudoeste, por aulas mais práticas, dinâmicas e atuais.

“Como professor particular, percebi que a atenção dos alunos aumentava consideravelmente quando eu explicava um assunto mais complexo usando objetos de seu interesse. O curso de Licenciatura em Computação me ajudou a olhar para esses objetos sob a ótica de programador, de inventor, e essa foi a premissa que usei para desenvolver minha metodologia de ensino de matemática, física e química”, contou o jovem empresário.

Hoje, o estudante do IFB Campus Taguatinga administra uma rede de professores de reforço em todas as regiões administrativas do Distrito Federal e alguns municípios goianos. Além das lições de sala de aula, a Debastiani Education lançou o curso de Robótica Maker – Módulo I, que visa estimular os jovens a desenvolver o lado criativo, aliado às novas tecnologias.

“Nos dias atuais, a importância de estar conectado às novas tecnologias e aos avanços na área científica se mostram imprescindíveis. Futuramente, quem não tiver intimidade com esses processos estará, automaticamente, fora do mercado e da rotina da sociedade moderna. Fica evidente a necessidade de os jovens sentirem-se confortáveis nas áreas de informática e robótica. Além de serem fundamentais para o dia a dia, são uma forma de trazer para a criança e o adolescente uma curiosidade sobre como dispositivos tecnológicos presentes em seu cotidiano funcionam, trazendo assim uma melhor compreensão do mundo tecnológico”, pontua Rafael.

O curso aborda a teoria da programação, como os princípios de torque, alavanca, torção e resistência de uma estrutura, o funcionamento de um sistema, automação, lógica, entre outras habilidades que levarão o pequeno inventor ao universo mais prático da criação de robôs.

Na parte mais dinâmica, os estudantes trabalham na criação de circuitos eletrônicos, no desenvolvimento de códigos para arduino — capazes de controlar a entrada e saída de dados pelas portas analógicas e digitais,  assim como montar um sistema hidráulico e atuar na construção pequenos sistemas de movimentação auxiliados por eletrônica.

“Nossas turmas são formadas por, no máximo, oito alunos, permitindo avaliar o desempenho individual, auxiliar nas dificuldades ao longo do processo criativo e, ainda assim, ajudar a pensar em conjunto — com o apoio do professor e dos colegas”, explica Debastiani.

Outro critério é que aluno produza também no tempo livre, em casa, fazendo com que ele incorpore elementos da vida em família na criação de soluções práticas e funcionais.

O curso tem o total de 32 horas. Ao final, o estudante recebe um certificado de conclusão da etapa inicial da robótica. A previsão de retorno das aulas presenciais voltarão a acontecer na CLN 214 Bloco A Loja 18. Conheça a Debastiani Education. Em breve site e redes sociais estarão ativadas.

Rede Solidária Ciência IFB

Este é mais um movimento da Rede Solidária Ciência IFB em apoio aos nossos estudantes empreendedores. Quer participar da série Valeu, IFB Empreendedorismo? Então mande sua história para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o contato de um professor que acompanha ou conhece o seu negócio. Também compartilhe a rede social da sua empresa com as hashtags #souifb #ifbempreendedorismo.

Leia outras reportagens da série:

* Valeu, IFB! Os 3Cs dos estudantes do IFB para empreender na pandemia

Valeu, IFB! Conheça o empreendedor André, ex-estudante do IFB

Valeu, IFB! Conheça a empresa de restauro de móveis dos estudantes do IFB

Valeu, IFB! Obras e reformas? A estudante Janaína está à frente da RJ Construção Civil

Valeu, IFB! Conheça as delícias de Dona Ana