Página inicial > Reitoria > Novo campus do IFB: comunidade da Fercal participa ativamente da escuta

Novo campus do IFB: comunidade da Fercal participa ativamente da escuta

Criado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 11h04 | Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 11h04 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 17h11 | Acessos: 146
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou a quarta escuta das comunidades para a instalação do IFB Campus Sobradinho. Na noite dessa sexta-feira, 16 de agosto, a audiência aconteceu na Associação da Fazenda Velha na Fercal.

A reitora Veruska Machado explicou como funciona a Rede Federal, o Instituto Federal e seus campi, a organização de cursos técnicos e superiores e contou de programas especiais como o Mulheres Mil. Depois se colocou à disposição com gestores e servidores da Reitoria para acolher os pensamentos dos comunitários e as indicações de cursos e áreas – eixos tecnológicos que irão compor o estudo para a definição do novo campus.

Israel Ferreira Rocha, morador do Bananal e uma das lideranças da região, deu as boas-vindas aos gestores e servidores presentes e comentou da ansiedade da instalação da nova unidade e da alegria de estar em breve participando do Ação IFB em setembro. Ele explicou que, por um lado, a região tem a mineração (empresas de cimento) como uma das forças econômicas, o que necessita de técnicos da área de mineração, química e geologia por exemplo, e, por outro, tem uma demanda de profissionais para trabalhar o turismo rural, pois há mais de 15 cachoeiras na Fercal e entorno.

Cintia Magalhães da Silva, moradora do Sítio do Mato e produtora cultural, destacou a necessidade da região de espaços públicos de arte, cultura e lazer e que ela acredita que é preciso cuidar do grande potencial da Área de Proteção Ambiental (APA) da Cafuringa, com formação ambiental e cultural.

Gislaine Andreia Medeiros, do Conselho Regional de Serviço Social/DF (CRESS-DF), sugeriu Segurança do Trabalho e Mecânica. Já João Jorge dos Anjos Rua do Mato indicou Eletrônica.

Idenilda de Oliveira, da Confer Construtora, mostrou-se preocupada com o transporte para os jovens hoje se deslocarem da Fercal, disse que não há ensino médio no local e indicou áreas como Segurança do Trabalho, Engenharia, Gastronomia e Fotografia.

Gustavo da Matta Cardoso, da Associação Mel da Terra, pediu que o IFB ouça outros públicos de jovens e indicou cursos na área de Tecnologia, considerando que serve para qualquer área — do agro ao industrial — e pode ajudar a manter o cerrado ao mesmo tempo.

Jeliele Bertune, da mesma associação, reforçou a indicação para que o novo campus nasça com a gestão para que haja ampliação na oferta pública de transporte, e sobre as áreas tecnológicas sugeriu as do eixo de recursos naturais.

A deputada Erika Kokai, presente na audiência, elogiou a iniciativa do IFB em fazer nascer um campus com a atenção de ouvir as demandas da sociedade.

Fechando a quarta audiência pública do IFB para os moradores de Sobradinho II e região, a reitora agradeceu a presença de todos e disse que o IFB permanece comprometido com as comunidades.

Veja, abaixo, como foram as outras audiências e sobre o evento Ação IFB previsto para acontecer dia 14 de setembro no espaço onde será o novo campus do IFB em Sobradinho II (próximo a UPA).

E confira aqui>> as fotos da escuta na Fercal.

IFB realiza primeira escuta à comunidade de Sobradinho II e entorno

IFB realiza segunda audiência pública com a comunidade de Sobradinho

Comunidade do Lago Oeste recebe a terceira escuta pública para instalação do novo campus do IFB