Página inicial > Planaltina > Valeu, IFB! Traga o verde para sua casa

Valeu, IFB! Traga o verde para sua casa

Criado: Quinta, 25 de Junho de 2020, 14h53 | Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2020, 14h53 | Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2020, 11h06 | Acessos: 1495

Fique em casa! Esta é a dica valiosa para quem pode ficar em casa durante este período de isolamento e, se possível, bem acompanhado com plantinhas verdinhas da EM Viveiros de Plantas. O ex-estudante Cleiton Neves Elias, de 26 anos, cursou o Técnico em Agropecuária no IFB Campus Planaltina e é o atual fundador e proprietário da empresa EM (viveiros de plantas). A EM é uma empresa de vendas de mudas ornamentais, nativas e frutíferas do cerrado. Além da produção das verdinhas, também trabalha com a venda de insumos orgânicos.

"A ideia de montar um viveiro iniciou com o curso técnico; me identifiquei muito com algumas matérias, em especial a de Silvicultura com a professora Elisa. Durante o curso tive oportunidades que me deixaram ainda mais motivado, como estagiar no Pé de Planta, viveiro da turma de Agroecologia do IFB, em 2019, onde aprendi na prática o essencial para as atividades no meu negócio de hoje", diz Cleiton.

Entre tantas oportunidades, ele contou também sobre uma visita técnica na Coorpedife, cooperativa ambiental, que se encontra em Sobradinho, onde foi ministrada atividade pelo professor Alex Kawakami, também do IFB. Com a experiência ecológica e prática, Cleiton teve a ideia de incentivar as pessoas a colaborarem com iniciativas de sustentabilidade ambiental. E assim, a EM Viveiro passou a parabenizar, com um vale-compra de muda ornamental, o cliente que levar à loja mais de um quilo em resíduos orgânicos, como borras de café, cascas de ovos e cascas de bananas, para estimular iniciativas dessa natureza.

"Percebi que com a coleta seletiva, a separação de materiais tóxicos e resíduos orgânicos contribuímos com o meio ambiente," afirma.

No curso Técnico em Agropecuária, ele destaca as disciplinas de silvicultura, jardinagem, ciência do solo, manejo de pragas, agroecologia, administração rural e irrigação como de seu maior interesse. "Todas tinham total ligação com setor do meu empreendimento. Mas também aprendi muitas técnicas com as áreas do setor animal, como nutrição, defensivos e até o uso medicinal de algumas plantas, como o potencial nutritivo das Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que hoje também são cultivadas aqui no viveiro", conta.

Com a pandemia, as vendas reduziram-se bastante, mas uma forma encontrada para driblar a crise foi ampliar o anúncio dos produtos pelas redes sociais e filiar a empresa com agropecuárias para revenda das mudas. Também para comodidade e segurança, são feitas entregas a partir de dez unidades de mudas em residências, tanto casas como apartamentos no Distrito Federal.

"O IFB contribuiu significativamente para meu crescimento e ainda pude participar do programa Filhos deste Solo, promovido pela Emater. Lá aprendi tudo sobre o desenvolvimento de um plano de negócio e tive a segurança de ter hoje um plano rentável. Hoje lembro com saudade dos amigos, técnicos e professores, como a senhora Maiva, Elvécio, Damião e professores Patrícia e Igor", recorda.

Conheça alguns trabalhos e siga a EM Viveiros de Mudas nas redes sociais https://www.facebook.com/Viveiro.EM.

Conheça aqui a história do Cleilton no programa Filhos deste Solo.

Atendimento para encomendas pelo site www.viveiroem.com.br ou pelo whatsapp (61) 99331-2973

Rede Solidária Ciência IFB

Este é mais um movimento da Rede Solidária Ciência IFB em apoio aos nossos estudantes empreendedores. Quer participar da série Valeu, IFB Empreendedorismo? Então mande sua história para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o contato de um professor que acompanha ou conhece o seu negócio. Também compartilhe a rede social da sua empresa com as hashtags #souifb #ifbempreendedorismo.

Confira aqui outras reportagens da série Valeu IFB! - especial Empreendedorismo

* Valeu, IFB! Os 3Cs dos estudantes do IFB para empreender na pandemia

Valeu, IFB! Conheça o empreendedor André, ex-estudante do IFB

Valeu, IFB! Conheça a empresa de restauro de móveis dos estudantes do IFB

Valeu, IFB! Conheça as delícias de Dona Ana

Valeu, IFB! Obras e reformas? A estudante Janaína está à frente da RJ Construção Civil

Vale, IFB! Formação para jovens inventores

Valeu, IFB:  Iniciativa de estudante reúne interessados em programação

Valeu, IFB! A imagem da sua empresa na Internet

* Valeu, IFB! Quer mais, Lelê?