Página inicial > São Sebastião > Valeu, IFB: É dia de feira!

Valeu, IFB: É dia de feira!

Criado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 14h05 | Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 14h05 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 14h05 | Acessos: 990

Verduras orgânicas na sua casa? Com a Ana Teresa, estudante do curso de Viveiricultora do Instituto Federal de Brasília, Campus São Sebastião, a feira da semana está garantida fresquinha na região do Jardim Botânico.

Ana Teresa Leite criou, com seu companheiro e outros parceiros, a "Greenmove", que opera como uma comunidade sustentável de agricultura, proporcionando uma experiência com o produto na horta e comercializando alimentos orgânicos.

"Como quase todo morador de cidade grande, meu contato com frutas, legumes e verduras se dava no corredor de Hortifruti do supermercado. Daí tive a curiosidade de saber a procedência daqueles alimentos e sua forma de produção", lembra ela.

Sua trajetória começou com o curso de Agronomia na Universidade Federal do Semi- Árido, no Rio Grande do Norte, e logo percebeu sua paixão pela agricultura natural e a interação orgânica com a terra livre de agrotóxicos. Para se aprofundar no assunto, estagiou na Uni Permacultura, onde conheceu a metodologia de Fukuoka, autor da obra "A revolução da Palha".

Só que a natureza se mostrou complexa, e ela decidiu continuar nos estudos.

"Há muito o que aprender para otimizar a interação agrícola; com esse intuito me candidatei a uma vaga para o curso de Viveiricultora no IFB.  Hoje sou agraciada com a oportunidade de estudar com outras mulheres incríveis que muito me ensinam diariamente", conta.

Mesmo com as aulas interrompidas devido à pandemia, Ana Teresa diz que muito conteúdo tem sido compartilhado pela coordenação pedagógica do curso.

"Durante esse período de isolamento social, a procura por alimentos orgânicos aumentou bastante, tanto pelo menor risco de contágio – por não haver uma rede de intermediários na venda –, quanto pelo reconhecimento de seu valor nutricional – fundamental para a melhora da imunidade", ressaltou a jovem empreendedora.

Entre os seus sonhos está o de ver um dia todas as comunidades contando com sua própria produção de alimentos orgânicos.

Por enquanto ela atende à população vizinha... Mas quem sabe seu trabalho não seja o caminho para este belo sonho?

Siga a Greenmove nas redes sociais e conheça o site:

@greenmovebrasil

Rede Solidária Ciência IFB

Este é mais um movimento da Rede Solidária Ciência IFB em apoio aos nossos estudantes empreendedores. Quer participar da série Valeu, IFB Empreendedorismo? Então mande sua história para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o contato de um professor que acompanha ou conhece o seu negócio. Também compartilhe a rede social da sua empresa com as hashtags: #souifb #ifbempreendedorismo

Confira abaixo outras matérias da série especial valeu, IFB Empreendedorismo:

* Valeu, IFB! Os 3Cs dos estudantes do IFB para empreender na pandemia

Valeu, IFB! Conheça o empreendedor André, ex-estudante do IFB

Valeu, IFB! Conheça a empresa de restauro de móveis dos estudantes do IFB

Valeu, IFB! Conheça as delícias de Dona Ana

Valeu, IFB! Obras e reformas? A estudante Janaína está à frente da RJ Construção Civil

Vale, IFB! Formação para jovens inventores

Valeu, IFB:  Iniciativa de estudante reúne interessados em programação

Valeu, IFB! A imagem da sua empresa na Internet

* Valeu, IFB! Quer mais, Lelê?

* Valeu, IFB! Traga o verde para sua casa

Valeu, IFB: Hablas Espanhol?